sábado, 11 de fevereiro de 2012

Carnaval

É mais que folia.
É a "união" das pessoas;
A "ilha" da alegria;
A "magia" da festa!
Carnaval, pra quem está de fora, é uma festa popular, onde as pessoas pulam e dançam ao som da bateria e ritimadas pelo "puxador do samba".
Para quem está dentro do contexto, que faz parte da escola, que se envolve diretamente, é algo muito maior.
É acima de tudo, lição de vida!
É a construção do sonho e a demonstração de que ainda somos capazes de sermos decentes.
Uma comunidade inteira se empenhando e cada um dando o melhor de si.
São pessoas exercitando a harmonia; Homens e mulheres...
Trabalhadores, artistas, pensadores, poetas ritimistas, músicos, médicos, professores, garçons, policiais, enfermeiros, juízes, lixeiros, costureiros, promotores de justiça e de vendas, fotógrafos, advogados, coreógrafos, bailarinos, cozinheiros, engenheiros...
Acredito que dentro de uma escola de samba, existam todas as profissões representadas, mas ali, ninguém é mais ou maior. Todos estão de modo único, juntos e misturados!
Na escola (aliás, mais que de samba, de vida), a pessoa mais simples, de menos cultura, é autoridade. Ensina o culto, diplomado, a arte de ser, apenas!
Carnaval não vê distinção entre ricos e pobres; Não faz diferença a cor, a raça, a classe social, o sexo.
Deveria servir como exemplo, já que são alguns meses onde as pessoas se congraçam em paz, sem que as diferenças sejam valorizadas ou evidenciadas.
É mágico, exatamente porque é a lacuna onde as pessoas estão niveladas pela alegria e a obrigação da felicidade!
Pena que na avenida, tudo passa muito rápido e se evapora na dispersão...
E, na quarta-feira, as pessoas já tenham se esquecido do que as conduziu até ali, embaladas pela melodia do samba enredo que disperta em cada membro, o amor à causa, à camisa, ao pavilhão!
E então, compreendo porque baianas e bateria, rainha e comissão de frente, porta-bandeiras e mestre-sala, abre-alas e diretoria, harmonia e coordenadores de alas, esperam ansiosos pelo próximo carnaval: 
É que todos nós, na verdade, precisamos sentir tudo isso o ano inteiro, mas só dentro da escola, nos permitimos esse despojo!
Precisamos mais que do enredo do samba, do enredo da alegria que nos motiva à igualdade, mas não nos damos conta, que só é possível, porque nos libertamos das convenções.
Ah, como é lindo o carnaval da vida!
Como é sábia a vida do carnaval!!!

Bom dia!!!