quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Medo

De amar, de não ser amado, de morrer, de barata, de rato, do escuro, de raio, de cobra, de aranha, do homem (e da mulher), de cachorro, de polícia...
Quanto medo a gente sente?
Medo da solidão, de não ser aceito, de não ser amado...
E a gente o enfrenta, como pode, mas ele persiste!
Dizem que ele, o medo, é nossa proteção. Evita que a gente se coloque em risco.
A criança, quanto mais nova, menos conhece esse sentimento e mais se arrisca, posto se assim não fosse, não sairia do berço, não falaria, nem andaria...
O medo motiva a insegurança e gera desconforto.
O desconhecido assusta e recolhe a gente a nossa insignificância!
Quem não sentiu ainda na vida, um medo tão grande, quanto enfrentar uma onda de três metros em dia de tempestade, num bote inflável?
Tudo depende do nosso poder de enfrentar o medo.
O homem, quando foi pela primeira vez ao espaço, não teria sentido medo? Duvido!
Certa vez, atravessando uma passarela em São Paulo, do nada, fui assolada por um medo enorme, devastador. Eu fiquei com medo da estrutura, da própria passarela em si! 
Fui me encolhendo ali, me agachando, apavorada e, quando as pessoas se aproximavam, para me socorrer, ficava ainda pior, porque me sentia humilhada. Pedia que se afastassem, até porque, mesmo sendo totalmente ventilada, eu não conseguia respirar.
Naquele momento, compreendi, em parte, porque e o que motiva algumas pessoas ao suicídio, porque eu precisava me livrar daquela sensação que me congelava a alma, e pensava em pular, pois até a morte, poderia ser menos significativa, naquele instante, que o medo que me consumia. Felizmente, a passarela era toda fechada com aramado!
Vencer o medo, pode representar vencer os nossos demônios, os nossos monstros interiores.
Pode ser a diferença entre enfrentar a vida, mergulhar de cabeça e ser feliz, ou não, mas também pode ser o motivo da nossa inércia, do nosso marasmo.
O medo de errar, impede que as pessoas sigam em frente e, o medo de ser surpreendido, as impulsiona a seguir cada vez mais rápido...
Medo de solidão, faz com que a pessoa se sinta sempre sozinha, infeliz, sem conseguir fazer amigos, mas em contra partida, a lança numa busca eterna, por amores que nunca vão acontecer, amizades que não serão verdadeiras e até compromissos impossíveis de serem cumpridos.
Ah, como é que se pode viver com tanto medo e, ao mesmo tempo, como se pode viver sem ele?
Você, tem medo de que?

Bom dia!