quinta-feira, 8 de março de 2012

Hoje

Hoje, é a data em que a mídia comemora a queda dos conceitos machistas que subjugavam as mulheres, que lutaram em alguns casos, até contribuiram com a própria vida, para chegarmos até aqui.
Não sou afeita a comemorar esta data, porque ninguém comemora o dia internacional do homem, e, como não aprecio concessões, do tipo: "tá, eu deixo você ser mulher, pensar, agir, sentir, ser capaz e tudo o mais, já que você quer tanto"...
Eu não preciso que me consintam! Eu sou!
Toda mulher que se situa, sabe que é muito trabalhoso, mas também compensatório, ser mulher hoje.
Conquistamos, a guisa da luta de ícones expressivos, como Frida Kahlo, famosa pintora mexicana, Tarsila do Amaral, artista plástica brasileira, Bettany Hughes, historiadora inglêsa da atualidade, Ana Neri, enfermeira, Anita Garibaldi, guerreira, Maria da Penha, vítima de agressões, Hortência, a nossa eterna cestinha, no basquete, Madre Teresa de Calcutá, religiosa, enfim, eu poderia passar o dia, citando médicas, políticas (de verdade), professoras, advogadas, mães, tias, avós, irmãs, trabalhadoras rurais, "margaridas", rainhas e princesas, uma gama de nomes fantásticos, que se destacaram na construção da nossa consciência coletiva e nos trouxeram até aqui.
Mas cada uma de nós, hoje, é única, porque temos a nossa história própria e nossa luta pessoal, e, a meu ver, é o que devemos comemorar, mas não uma ou duas vezes por ano e sim, todos os dias das nossas vidas, com nossos momentos exclusivos, de dor, sofrimento, ou sucesso e alegrias.
Pra finalizar, vou citar a frase de um homem, Charles Fourier: "O grau de civilidade de um povo se mede pelo grau de liberdade da mulher." 
Assim sendo, eu comemoro com você, mas não porque hoje é o Dia Internacional da Mulher. Antes, porque SOMOS MULHERES!!!

Bom dia!!!