domingo, 6 de setembro de 2015

Domingando

Aos domingos, fico mais preguiçosa, menos urgente, e me permito o sabor de ficar na cama "morgando", sem pensar nada, sem querer nada.
Por alguns segundos isso é fascinante, até que algum trinido de pássaro sobrevoando ao longe, instiga meus cachorros que latem eufóricos com a visita da ave e me tiram do torpor.
Então, penso na xícara de café quentinho, mas desisto em seguida... vontade é algo bom porque dá e passa.
Ai, lembro do almoço em família e vem aquele gostinho de nostalgia, a saudade do Kokão, da mamãe... do meu irmão que mora longe, e prefiro afastar esses sentimentos, porque machucam e em dia de domingo, a gente não precisa se machucar.
Lembro de uma música. Qual era mesmo? Já esqueci. Mas domingo, a gente pode esquecer.
E me pego pensando no bolo que eu quero fazer para o meu filho e o meu neto que deverão passar aqui mais à tardinha, hum... acho melhor levantar.
Coloco o café na cafeteira e penso em voltar para a cama, mas me sinto inspirada pelo cheirinho do café e venho aqui para me expressar, contar esses devaneios simples, mas que têm um sabor muito especial, porque têm gosto e cheiro de domingo.
Sorvo os goles do café quentinho enquanto escrevo pensando se vão gostar, ou se vão se encontrar comigo nestas linhas. É bom saber que tem gente que aprecia o que escrevo. Isso me estimula.
Então, olho a hora e vejo que quase metade do dia já se foi e é hora de voltar às engrenagens da vida.
Domingo é feito pra gente não ter pressa, mas o relógio é meu senhor e a vida lá fora, clama pelo bolo que vou fazer, pelos meus cachorros que esperam o meu bom dia com um pouquinho de brincadeiras e com o cotidiano da segunda-feira que está chegando mais depressa do que eu pretendia.
Lá vou eu!
Junto a coragem e sigo para os afazeres de hoje, voltando à pressa de todo dia, para dar cabo de tudo o que pretendo fazer.
É, domingo é assim, igual a todo dia, só que a gente pode ficar mais um pouquinho na cama, domingando, sem fazer nada, sem pensar em nada, nem que seja por mínimos segundos, mas é muito bom... pena que nem todo dia é domingo.

Bom dia!



2 comentários:

Rosa Angela disse...

Muito bom o seu artigo Helena, identifiquei-me com você porque domingo acho ótimo levantar mais tarde e domingar, sem ter que pensar em compromissos. Mas a cabeça da gente, sempre tão ocupada, parece não concordar muito e está ali para nos lembrar que temos que preparar o almoço, cuidar da cachorrinha, fazer aquela visita que estamos devendo e, então... eis a segunda com sua rotina novamente.
Rosa Angela

Helena Bertulucci disse...

Mas é assim que a gente leva a vida, não é mesmo, Rosinha? Como amanhã e feriado, podemos domingar amanhã mais um pouquinho! Beijinhos e obrigada pelo seu comentário!!!